Mentirinha


O relógio solar é bem preciso, a luz que emana de fora risca o chão formando uma sombra em quarenta e cinco graus. Hora de levantar, pegar um café e sentar para ler mais uma vez. 
Talvez você não saiba, ou eu nem tenha dito, mas existe uma série de títulos que as pessoas mentem que já leram só para parecerem descoladas, intelectuais ou apenas para não ficar para trás. 
Alguns destes livros ou obras, como queira chamar, são clássicos literários e outros apenas venderam muito. Sendo série, trilogia ou um solitário, ler nos torna melhores. 
É interessante ouvir de pessoas comuns que elas "amam" ler, mas quando você vai ao fundo desse amor, é apenas uma resposta para ela dizer que leu algo anos atrás. O melhor desse tipo de resposta é aquela máxima de usar livros de auto-ajuda como referências unânimes e consolidadas. 
Primeiro que livros de auto-ajuda não são ruins, mas não são livros para você se agarrar e usar durante toda a sua vida, pois se você não aprendeu a mensagem que aquele guia te traz, a sua leitura não foi eficaz. Segundo que essa tal mensagem é o que torna o livro especial. 
Você pode ouvir música durante todo o dia, mas só uma música em especial vai te fazer arrepiar. Você pode assistir sua novela, filme ou série com afinco, mas serão poucos os momentos que serão memoráveis para ti e te trarão uma sensação, seja lá raiva, tensão ou alegria. 
O livro funciona diferente. Ele precisa de você para acontecer. Se você não tiver disposta a relaxar e percorrer a aventura imaginária, o livro vai ser massante e logo será jogado de lado. Ler é chato, ler cansa, ler dá sono... na verdade pensar é chato, pensar cansa e pensar tira o sono. A atividade da leitura é diretamente vinculada aos olhos, à visão, e são eles quem comandam todo o espetáculo. Entre ler textos do facebook, conversas infinitas do whatsapp, um manual com instruções para o uso da tv, ler as letras do teu disco favorito ou 5 páginas de um livro qualquer, qual você acha que vai te cansar mais rápido? A palavra livro é tão pesada que a gente acaba tentando mudar nas conversas para ver se fica mais fácil. Já leu fulano? Já leu aquela história do menino bruxo? Já leu a biografia do teu artista favorito? 
Pois é, ler é assim. Não adianta você querer ser uma pessoa que "ama" livros se não se dispõe a ler. E aqui não trato da suposta qualidade do livro, porque o livro é bom quando você o utiliza da melhor maneira. Para quem gosta de mistério, leia os de mistério, para quem gosta de românticos, leia os românticos, para os que gostam de terror, leia então os de terror. Empurrar um clássico com linguagem arcaica não é nada inteligente, vai te afastar daquilo que deveria ser um hobby, uma distração. 
Ler um livro te dará uma experiência muito mais significante do que assistir o filme, pois tudo acontece na tua cabeça. E não venha com essa de que você demora a ler, ou você acha mesmo que alguém aqui está competindo? Quer dizer, se você participa de grupos de leitores, realmente há uma competição ali, de quem tem mais dinheiro para ter mais livros e de quem se diz ler mil livros por ano. 
Excluindo essa parte dos grupos de leitores, a única pessoa que vai ganhar ou perder com o tempo dedicado ao livro será você mesma. Se for começar, comece pelo básico, pegue leve. Procure algo atual, temas como se fosse tua série ou filme favorito. Vá com calma, não se irrite se vier o sono nas primeiras páginas, mas tente manter o ritmo diário. Algumas pessoas leem para dormir e com as noites vão-se o livro todo. Se você não consegue ter foco para ler e entender o que está sendo lido, tente começar primeiro com gibis e quadrinhos. Hoje há uma série de histórias em quadrinhos com temas adultos, juvenis, bem sérios e outros mais comédia. 
Eu fiz minha lista deste ano, fora alguns livros que já estão pendentes de terminar. Talvez com essa nova motivação eu consiga fazer tudo. Se eu não conseguir, tudo bem, vou continuar a tentar.
Não existe maneira para justificar essa falta de querer ler, de gostar de passar um tempo consigo mesmo e a cabeça flutuando na imaginação. O ser humano tem medo de quem pensa, ainda que ele mesmo não goste de pensar.  

Comentários

Postagens mais visitadas